• Quais os diferentes tipos de infecção auditiva?

    Existem alguns tipos de infecção auditiva. Conheça cada uma delas neste conteúdo.

    As infecções auditivas, conhecidas popularmente como otites, se não tratadas adequadamente podem levar a sérios problemas auditivos, entre eles a perda da capacidade total ou parcial de ouvir. 

    Existem três tipos principais de otites: a otite externa aguda; otite média aguda e otite média crônica. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir! 

     

    Otite externa

    A otite externa é uma infecção que atinge a pele do conduto do ouvido. Fica localizada em uma parte mais exterior do canal auditivo e está relacionada ao contato excessivo com água e à manipulação frequente do ouvido.

    É  bastante comum no verão, pelo contato maior com a água de piscinas, mares e rios, e pode atingir adultos e crianças.  É também chamada de “otite do nadador”.

    Dentre os principais sintomas estão a dor de ouvido, que pode piorar  com a mastigação, sensação de ouvido “tampado” e secreção.

    O tratamento consiste em uso de antibióticos e antiinflamatórios de uso tópico.

     

    Otite média 

    A otite média é a infecção que atinge a região logo atrás do tímpano. Pelo acúmulo de secreção de pus (inflamação) e consequente distensão do tímpano, provoca forte dor de ouvido e, normalmente, vem associada a febre e alteração da audição. 

    A otite média requer cuidados especiais, pois pode evoluir para uma ruptura do tímpano e eliminação da secreção purulenta com sangue pelo ouvido.

    Trata-se do tipo de otite mais comum em crianças, pois por o canal auditivo ainda estar em formação, o canal responsável por fazer a ligação do ouvido médio com as fossas nasais é muito horizontalizado e curto nas crianças.  O que facilita a chegada das bactérias que existem naturalmente na nasofaringe até ao ouvido médio.

     

    Otite média crônica

    A otite média crônica é o tipo de infecção auditiva que mais pode trazer graves consequências para o paciente. 

    Ela está relacionada a perfurações do tímpano e a infecções de longa data e costuma não apresentar dor. O risco de complicações graves, como surdez, paralisia facial, tontura e meningite é mais acentuado. 

    Os principais sintomas são secreção no ouvido, muitas vezes com odor ruim, e perda de audição.

    Segundo especialistas, a otite média crônica decorre, na maioria das vezes, de alterações de ventilação da orelha média por problemas de funcionamento da tuba auditiva. Processos mecânicos e inflamatórios de longa data. 

     

    Conheça a Audiba – Aparelhos Auditivos

    A Audiba oferece soluções completas em tecnologia e aparelhos auditivos.

    Visamos o atendimento individualizado de nossos clientes, entendendo as suas necessidades, com enfoque na saúde auditiva dos mesmos. 

    Contamos com uma equipe de profissionais qualificados, com a mais alta tecnologia e os mais novos recursos referentes a aparelhos auditivos. Nós colocamos as necessidades dos nossos clientes em primeiro lugar para oferecermos aparelhos mais acessíveis à todas pessoas.

     

    Voltar
    • Compartilhe: