• Perda auditiva e demência: entenda as suas relações

    Segundo diversos estudos científicos sobre o tema, a perda auditiva não tratada está associada a demência e outros problemas neurológicos.

    É sabido que com o passar dos anos a capacidade auditiva vai diminuindo. A população idosa, especialmente a partir dos 65 anos, é uma das mais afetadas pela perda gradual da capacidade auditiva, sendo necessário acompanhamento médico e, em diversos casos, um tratamento adequado com aparelho auditivo. 

    Entretanto, buscar um tratamento muitas vezes acaba não sendo a prioridade das populações idosas, seja por negação do quadro por parte do próprio idoso ou, até mesmo, negligência familiar. Fatores como estes acabam agravando ainda mais os casos e levando, principalmente, a um aumento das taxas de demência e outros distúrbios neurológicos entre pessoas com deficiência auditiva.

    Segundo diversos estudos científicos realizados, está cada vez mais comprovada a associação da perda auditiva não tratada com o agravamento de questões neurológicas. Entenda o motivo!

    Sobre a perda auditiva e casos de demência 

    Existe uma associação entre deficiência auditiva e declínio cognitivo à medida que se envelhece. Segundo estudos realizados na Austrália, homens idosos australianos que reportaram ter deficiência auditiva, tinham um risco de 69% a mais de terem demência.

    O motivo da relação está no seguinte ponto: a diminuição dos estímulos auditivos afetaria não só as áreas responsáveis pelo processamento sonoro e de linguagem – como os giros superior, médio e inferior do lobo temporal, mas também no cérebro como um todo.

    A privação sonora poderia, então, aumentar a perda de massa encefálica em mais de um centímetro cúbico por ano, em comparação com os idosos com audição normal.

    É fundamental buscar tratamento

    Dessa forma, torna-se primordial buscar um tratamento adequado ao menor sinal de problemas auditivos. Isto porque o tratamento ajuda a prevenir a perda cognitiva e, consequentemente, reflexos mais severos, como a demência.

    Se você conhece alguém com dificuldades auditivas ou está notando algo diferente na sua audição, procure uma avaliação médica e conheça as soluções em aparelhos auditivos da Audiba!

    Audiba Aparelhos Auditivos

    A Audiba oferece soluções completas em tecnologia e aparelhos auditivos. Visamos o atendimento individualizado e personalizado de cada cliente, buscando levar o que há de melhor para recuperar a capacidade de ouvir!

    Voltar
    • Compartilhe: