• PERDA AUDITIVA E ALERGIAS: QUANDO HÁ RELAÇÃO?

    Alguns episódios de alergia podem causar perda auditiva

    As alergias são processos que o nosso corpo causa para tentar expulsar agentes que ele considera nocivos para a nossa saúde. Em períodos como a primavera e verão, onde temos flores e tempo seco, elas se tornam ainda mais comuns. Os sintomas mais comuns podem incluir coriza, olhos lacrimejando, espirros e até mesmo a perda auditiva.

    A perda auditiva causada por alergias pode assustar muitas pessoas, mas este é um quadro temporário. Existem dois possíveis cenários que explicam o aparecimento deste sintoma. O primeiro é quando existe um aumento de fluido nos ouvidos que causa aquela sensação de abafamento, similar a quando viajamos em trechos de serra. E o segundo ocorre por coceiras ou inchaços decorrentes da própria alergia afetam a capacidade de ouvir. 

    A diferenciação entre uma perda auditiva definitiva e uma que ocorre por episódios de alergia pode ser difícil devido ao fato de que ambas aparecem de forma repentina. Portanto, é necessário que se faça uma consulta em que o médico irá investigar todas as possíveis causas, solicitar exames e somente então, deferir um diagnóstico ao paciente. 

    Por outro lado, a perda auditiva permanente surge após traumas, infecções bacterianas ou virais, além de problemas que afetam o sistema neurológico e etc. 

    Independente de qual seja a suspeita, é essencial que aos primeiros sintomas busque ajuda médica. Até mesmo um episódio de perda auditiva temporário pode se tornar permanente caso os devidos cuidados não sejam tomados. 

    Outra medida preventiva importante é a correta limpeza do canal auditivo. Abandone os cotonetes e prefira higienizar a região com a ponta de uma toalha, fazendo movimentos suaves para remover o excesso de cera. O uso de objetos como cotonetes podem forçar a cera a entrar novamente no canal e acumular, ocasionando um processo de perda auditiva. 

    Caso você note que existem resíduos acumulados, agende uma consulta no otorrinolaringologista, ele poderá ajudar a fazer a limpeza de maneira apropriada sem que isso cause prejuízos à sua saúde. 

     

    Voltar
    • Compartilhe: